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Um guia completo de tudo o que você precisa saber sobre o Instagram

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O Instagram é um fenômeno, não há como negar! Quando surgiu em 2010, o aplicativo era usado para compartilhar momentos e histórias, como qualquer outra rede social da sua geração.

 

Mas com o passar dos anos, tornou-se uma das maiores e mais completas plataformas de negócios para marcas, liderando a preferência do público e das empresas. Ele é um gigante no mundo das mídias sociais e como todo gigante, possui números expressivos: mais de 1 billhão de usuários ativos, 60 milhões de fotos postadas por dia, 1,6 bilhões de curtidas diariamente e um engajamento 15 vezes maior que de outras plataformas.

 

Esses dados atraíram muitas empresas e profissionais que enxergaram na rede social uma oportunidade para se aproximar do público, expandir sua visibilidade, construir relacionamento e fazer negócios. Hoje, existem mais de 25 milhões de perfis corporativos no Insta, mais de 2 milhões de anunciantes e 8 a cada 10 usuários seguem alguma marca na rede social.

 

Não é por acaso que todas essas empresas estão lá: o Instagram oferece muitas oportunidades para elas.

 

Afinal, o que é Instagram?

 

O Instagram é um aplicativo gratuito de compartilhamento de imagens e vídeos. A partir dele, você pode tirar fotos e gravar vídeos, aplicar filtros e compartilhar com os seguidores. Você também pode adicionar legendas em suas postagens e usar hashtags estratégicas baseadas em localização ou palavra-chave para indexar seus posts e torná-los “pesquisáveis” ​​por outros usuários do aplicativo.

 

Assim como em outras redes sociais, você pode curtir, comentar e marcar pessoas nas publicações, além de enviar mensagens privadas para usuários por meio do Direct, um dos recursos que mostraremos a seguir. O Insta não é apenas uma ferramenta para pessoas, mas também para empresas. O aplicativo oferece às empresas a oportunidade de iniciar uma conta comercial gratuita para promover sua marca e produtos.

 

Os usuários com contas comerciais têm acesso às métricas gratuitas e a opção de criar anúncios para ampliar o alcance das suas publicações. Sabemos que cada rede social tem um propósito para os negócios, dependendo do perfil de público e das oportunidades que oferece. No caso do Instagram, o propósito principal é o engajamento por meio dos formatos preferidos do público: fotos e vídeos.

 

História do Instagram

 

Novos aplicativos e redes sociais surgem a todo o momento. Mas por que, entre eles, o Instagram se destacou tanto? Vamos retomar um pouco da história dessa rede social para entender como ela chegou até aqui.

 

Em 6 de outubro de 2010, a primeira versão do aplicativo foi lançada, sob o comando dos co-fundadores do Instagram, o norte-americano Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger. Apenas no primeiro dia, 25 mil pessoas já se cadastraram na rede. Esse número saltaria para 1 milhão em apenas 2 meses.

 

Naquela época, o aplicativo era apenas uma rede social de compartilhamento de fotos. Dizia a sua descrição: “tire uma foto e depois escolha um filtro para transformar sua aparência em uma memória a ser guardada para sempre”. Era esse o espírito da rede social — visual, simples e instantânea. E isso não mudou. Porém, à medida que a comunidade cresceu, novas funcionalidades foram acrescentadas para melhorar a experiência do usuário.

 

De olho na popularidade e no potencial do Instagram, Mark Zuckerberg — o criador do Facebook — fez uma proposta. Em 9 de abril de 2012, saiu o anúncio oficial: o Instagram havia sido comprado pelo Facebook por 1 bilhão de dólares. A partir daí, o aplicativo alcançou outro patamar. Zuckerberg seguiu investindo em atualizações e novas funcionalidades — como a publicação de vídeos (junho de 2013), o Boomerang (outubro de 2015), os Stories (agosto de 2016) e o IGTV (junho de 2018). Até a logomarca do Insta mudou.

 

Mas, mais importante que isso: ele aplicou a inteligência e o modelo de negócios do Facebook para tornar o aplicativo rentável. Dessa forma, o Instagram se transformou em uma plataforma de negócios para as empresas, que podem criar anúncios segmentados para a base de usuários da rede.

 

Características do Instagram

 

O Instagram tem algumas características muito particulares, que o diferenciam de outras redes sociais. 

 

Visual: a regra “uma imagem vale mais que mil palavras” vale mesmo para o Instagram! Isso porque ele é uma rede social essencialmente visual. O texto entra em segundo plano para complementar a imagem, que deve ser encantadora para os seguidores;

 

Criativo: a criatividade aparece nos filtros das fotos, nos recursos dos Stories, nos emojis, num ângulo diferente, na maneira de contar uma história. O Instagram estimula os conteúdos mais criativos;

 

Interativo: você pode interagir por meio de curtidas, comentários, marcações, stickers dos Stories, mensagens diretas, além de explorar novos conteúdos pelas hashtags e por geolocalização;

 

Móvel: as publicações são feitas, principalmente, em smartphones, que estão sempre junto das pessoas no dia a dia. Mas vale saber: já existem formas eficientes de publicar na rede via desktop;

 

Atualizado: o Instagram passa por atualizações constantes para melhorar a experiência dos usuários e das empresas na rede.

 

Primeiros passos na rede: como o Instagram funciona?

 

Agora que você já entendeu o que é o Instagram e como esta rede social é relevante para as empresas, é hora de saber como participar dela. Vamos ver, então, quais são os primeiros passos — rumo ao sucesso! — que a sua empresa deve dar.

 

Como criar uma conta no Instagram?

Primeiramente, cadastre-se na rede para criar uma conta e escolha um nome de perfil que represente você ou a sua empresa. O termo que você escolher irá para a URL do perfil, então escolha um nome fácil de lembrar. (Lembrando que você precisará baixar o APP do Instagram, disponível para Android e iOS).

Depois, adicione uma foto de perfil nas medidas 180 x 180px, para conhecer as outras medidas da rede, acesse o nosso guia completo e atualizado com os tamanhos de imagens, vídeos e outros formatos para Instagram. Adicione também uma descrição na sua biografia. A bio do Instagram é o primeiro contato que o usuário terá com a sua página, ela influencia diretamente na decisão de seguir ou não o seu perfil.

Você ainda pode inserir um link clicável na bio e usá-lo nas suas estratégias de marketing para direcionar os seguidores para outros canais da marca, como site, blog, loja virtual ou outras redes sociais.

 

Como mudar para um perfil comercial no Instagram?

 

Faça a mudança para um perfil comercial, se você for uma empresa, influenciador digital ou profissional de outras áreas, como criador de conteúdo, arquiteto, advogado, entre outros. Uma das principais vantagens de ter um perfil comercial no Insta, é poder acompanhar métricas para entender e otimizar os resultados da sua estratégia na rede social.

Essas métricas te ajudarão a conhecer melhor seu público e, claro, otimizar (ou construir) suas buyer personas, conhecidas “popularmente” como público-alvo. Entendendo as características do seu público e como ele se comporta, você conseguirá otimizar sua estratégia, investir nos formatos e abordagens que trazem mais resultados e, claro, mudar a rota sempre que for preciso.

Outras vantagens de ter um perfil comercial no Instagram é poder inserir botões interativos com telefone e e-mail da empresa, promover suas publicações diretamente do Instagram e visualizar gráficos e relatórios sobre o seu desempenho.

 

Como conquistar seguidores no Instagram?

 

Quem não quer seguidores, não é mesmo? Na vontade de crescer a base rapidamente, muitos caem na armadilha de comprar seguidores. Só que essa prática traz muitos perfis que não têm interesse na sua marca, não interagem com os seus posts ou são seguidores falsos. Sem contar que você ainda pode ser penalizado pela rede. Então, nem precisamos dizer que essa é uma péssima ideia, né?

Em vez de dar esse tiro no pé, construa a sua base de seguidores conforme as boas práticas da rede. O Instagram oferece opções de publicidade para aumentar seu alcance rapidamente, mas você também pode crescer organicamente com boas publicações e interações. 

 

Como ter uma conta verificada do Instagram?

 

Sabe aquele famoso selo azul na frente no nome do perfil? Então, é ele! Esse recurso foi liberado pela rede social em agosto de 2018 com o objetivo de identificar perfis de pessoas famosas, celebridades e marcas, garantindo aos usuários a autenticidade dessas contas.

Mas, com tantas atualizações, agora já é possível que qualquer perfil (comercial ou não) possa solicitar o selo de verificação. Mas, que fique claro: isso não significa que todo mundo pode ter uma conta verificada no Instagram. O selo continua restrito às figuras públicas, entidades e marcas conhecidas pelo público. Porém, agora isso pode ser solicitado, o que tornou o processo de entrega dos selos um pouco mais rápido e democrático.

 

Como funciona o algoritmo do Instagram?

 

O algoritmo do Instagram, assim como os de outras redes sociais, reorganizou os feeds das pessoas, para que elas teoricamente vissem mais conteúdo relevante para elas. Por isso, ele leva em consideração diversos fatores para fazer com que seus posts cheguem a mais ou menos pessoas, já que seus seguidores não conseguem visualizar todos os posts no feed.

Então, a partir de critérios baseados em machine learning, o Instagram e seus robôs começaram a colher novas informações a seu respeito a cada curtida, direct, tempo que você passa vendo uma foto e outros diversos fatores.

Por meio de todo esse estudo é que eles decidem quais posts aparecerão primeiro e com qual frequência. Alguns critérios que são levados em consideração são:

  • tipo do conteúdo;
  • nível de envolvimento;
  • tempo de visualização;
  • perfis preferidos;
  • ordem cronológica;
  • contas pesquisadas;
  • compartilhamento via Direct;
  • uso do Instagram;
  • quantidade de perfis seguidos, entre outros;

Lembrando que essas informações são atualizadas constantemente pela rede social.

 

Marketing no Instagram: usar a rede social para gerar novos negócios?

 

Depois da compra do Instagram por Mark Zuckerberg, a rede tornou-se ainda mais relevante para os negócios. Se antes a sua marca já conseguia se aproximar dos consumidores, agora existem muitas outras funcionalidades para fortalecer esse relacionamento. Para isso, além de poder investir em publicidade, você também pode fazer Stories, Lives, Reels, carrosséis, entre outros diversos formatos.

Tudo isso serve para engajar o público em torno da sua marca, mas também trabalhar o branding e até gerar leads e vendas. Os resultados, porém, dependem de uma boa estratégia para o Instagram, com a definição de objetivos, métricas e cronogramas. É o planejamento que dá a base para o sucesso da sua presença na rede, com consistência e coerência, gerando impacto positivo para o negócio.

 

Boas práticas para o marketing no Instagram

 

Agora que você já conhece as principais funcionalidades e possibilidades do Instagram, já deve estar a fim de colocar a mão na massa, né?

Mas, antes, confira algumas dicas para obter os melhores resultados na rede:

 

Seja uma marca autêntica

O Instagram não é o melhor lugar para usar fotos compradas em bancos de imagens ou para replicar o panfleto impresso da sua empresa.

O que as pessoas querem ver é a essência da sua marca. Por isso, essa é uma boa oportunidade para torná-la mais humana e próxima dos consumidores. Então, invista em conteúdos autênticos, que gerem identificação com o público, e não distanciamento.

 

Interaja com os seguidores

 

Não seja apenas um publicador de posts que não dá ouvidos aos seguidores. Redes sociais foram criadas para conectar as pessoas e estreitar relacionamentos.

Portanto, você também deve responder comentários e mensagens, republicar posts de usuários, seguir outros perfis e curtir outras publicações. Os consumidores gostam de ser ouvidos e valorizados pelas marcas que eles admiram.

 

Explore os diferentes formatos

 

Neste post, você conheceu diversos formatos de publicação do Instagram, como fotos, vídeos, carrosséis, Lives e Stories.

Cada um deles tem suas particularidades e geram impactos diferentes, então você pode mesclar publicações de diferentes formatos para obter os melhores resultados. Experimente as possibilidades e entenda quais têm melhor aceitação junto ao seu público.

 

Publique nos melhores dias e horários

 

Sabemos que o Instagram é uma das praças mais frequentadas do mercado digital, o que representa a existência de uma grande audiência, mas também de uma ampla concorrência. Logo, publicar nos melhores dias e horários garantirá maior interação com o público e melhor desempenho do post de maneira orgânica.

Para descobrir quais são os melhores horários para postar na rede social você precisará levar em consideração alguns aspectos que são só seus. Cada conta do Instagram possui a sua audiência única, com perfis, preferências e hábitos de acesso diferentes entre si. Por isso, descobrir os melhores horários para postar no Instagram é um processo que exige testes, pesquisas e, claro, ferramentas.

 

Capriche na qualidade dos posts e imagens

 

Lembre-se de que o Instagram é uma rede social que prioriza a estética. Por isso, todas as atenções se voltam para as imagens, que devem encantar os usuários.

Na hora de produzir uma imagem, você pode contar com um fotógrafo ou um designer. Mas não tenha medo se precisar fazer produções caseiras. Elas podem ser ainda mais interessantes — desde que você tenha sempre um cuidado com a qualidade.

Atente-se também aos tamanhos recomendados para os posts da linha do tempo (1080×1080 pixels) e das Stories (1080×1920 pixels). E, no caso de anúncios, não abuse de textos na imagem, que prejudicam o alcance do post.

 

Faça uma boa segmentação para os anúncios

 

Para aproveitar melhor o potencial do Instagram Ads, você precisa explorar os recursos de segmentação do público. Eles ajudam a otimizar o desempenho das campanhas, por atingirem apenas os seguidores desejados.

Existem inúmeras opções de segmentação. A integração com o Facebook permite que praticamente qualquer dado que uma pessoa fornece na rede — gênero, idade, localização, páginas curtidas, dispositivos usados etc. — seja usado como filtro.

 

Conheça os criadores de conteúdo do seu mercado

 

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas pelos influenciadores digitais, que são considerados as celebridades atuais, com uma legião de fãs e seguidores.

A sua marca também pode aproveitar o poder de alcance e engajamento desses perfis. É só compreender quem são as personalidades com maior influência no seu mercado e estabelecer uma parceria comercial com elas.

 

Adote uma boa ferramenta de gerenciamento de redes sociais

 

O Instagram é um aplicativo para celular, e boa parte das ações só pode ser feita em dispositivos móveis. Porém, no caso de empresas, agilidade e praticidade são essenciais para profissionalizar a atuação nas redes sociais.

Por isso, conte com uma boa ferramenta de gerenciamento de redes sociais, que permita programar posts, responder mensagens e analisar relatórios, entre outros recursos. Assim, você otimiza sua rotina e aumenta sua produtividade com a gestão de todas as redes sociais — inclusive o Instagram — em uma única plataforma.

Então, gostou de saber tudo sobre o Instagram? Agora você já pode começar a usá-lo estrategicamente na sua empresa. Essa é uma oportunidade valiosa para se aproximar do seu público, fortalecer a sua marca e gerar resultados positivos para o seu negócio.

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