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Tom de voz: o que é e como desenvolver para a sua marca

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Preço justo, qualidade no atendimento e inovação não fazem mais parte da lista de diferenciais competitivos de uma empresa. Esses são atributos obrigatórios para qualquer negócio.

 

Mesmo assim, toda empresa tem uma personalidade, que pode ser transmitida por meio de elementos específicos da comunicação, entre eles, o tom de voz. A personalidade de uma marca vai além de sua visão (responsável por nortear a organização) e missão (a razão pela qual a empresa existe).

 

Ela envolve os princípios que sua empresa deve seguir no momento de se comunicar e no jeito único de falar, independente do canal e do formato de conteúdo. 

 

Mas afinal, o que é realmente o Tom de Voz da marca? Toda empresa precisa definir isso? E qual o impacto dele no trabalho de Marketing Digital?

 

Como podemos definir o Tom de Voz da marca?

Para entender o que o tom de voz significa, é importante definir esse conceito e compartilhar exemplos. Segundo Camila Renaux, consultora, professora e palestrante que no seu dia a dia de trabalho lida diretamente com a aplicação prática do conceito: 

 

“O tom de voz é justamente a transposição adaptada do jeito de uma marca se comunicar a partir de quem é, na vida real, para sua comunicação, inclusive a Digital – na qual os diálogos e o relacionamento são potencializados e se tornam muito mais marcantes e presentes. 

 

O uso de expressões, o slogan e características próprias e marcantes fazem com que sua marca seja autêntica, transmita credibilidade e gere identificação. Além de tudo isso, torna a marca mais humana e mais real. Por isso, construir o “Jeito de Ser” e o Tom de Voz é tão importante para alcançar resultados!

 

Expressões como “vem comigo“, ou “se joga” e “esse conteúdo é grátis, não tem glúten e faz super bem” fazem parte do meu dia a dia. Por isso procuro inserir em todos os meus conteúdos, assim como o fato de sempre terminar um texto ou vídeo com uma mensagem positiva, de incentivo a quem me acompanha. Esses detalhes tornam minha narrativa única e totalmente coerente com meu Tom de Voz

 

Sua marca, sua empresa, você e sua equipe tem uma forma de falar que vai além das simples palavras:

 

  • São agitados e dinâmicos?
  • Calmos e pacientes?
  • Explicam no detalhe ou vão direto ao ponto?
  • Quais são os valores que guiam a empresa ou a sua atuação profissional?

 

O conjunto dessas respostas deixa claro qual o tom de voz usado e que vai indicar como trabalhar os elementos de comunicação.

 

Por que é importante fazer essa definição?

 

Com o conceito mais claro, precisamos entender agora por que esse é um elemento tão importante para qualquer empresa. Para a Stephanie Celentano, Head de Conteúdo do BTG Pactual digital:

 

“A importância do tom de voz de uma marca é similar à da personalidade de uma pessoa.

 

O Tom de Voz da marca define a forma de se relacionar com os clientes e transparece o seu posicionamento, seja ele bem humorado, leve, com tom mais corporativo, entre outros.

 

Sua aplicação permite ainda a construção de uma comunicação própria e exclusiva, sempre de forma coesa com a identidade da marca. A uniformidade no discurso, linguagem e estética são importantes bússolas no despertar do reconhecimento e, muitas vezes, do afeto, por parte do público”.

 

Manter o Tom de Voz deve ser uma preocupação constante da marca

 

Gerenciar o Tom de Voz é uma parte fundamental para alcançar um posicionamento unificado em todas as suas comunicações, sejam elas internas ou externas.

 

Assim como é importante se preocupar em ter uma aparência consistente em termos de design nas suas peças de publicidade e Marketing, também precisamos garantir que o conteúdo de todas essas mídias pareça vir de uma única fonte.

 

Como construir o Tom de Voz da sua marca?

 

A Camila Renaux também compartilhou uma dica sobre como construir esse Tom de Voz e ter ele implementado de fato nos canais de comunicação da empresa. Veja a seguir o que ela diz.

 

Para ajudar a organizar tudo isso e personificar a marca, crie um questionário sobre o ‘Jeito de Ser’ da sua marca, envolvendo a equipe, líderes e gestores. São perguntas para trazer ideias e definir a maneira que a marca fala, escreve e se comporta.

 

Entre as perguntas, você pode pedir informações simples sobre como todos enxergam o posicionamento da marca:

 

  • É tímida ou extrovertida?
  • Como dá Oi?
  • Como se despede?
  • Fala no plural, usando o nós ou no singular, em primeira pessoa?
  • Que termos costuma usar?
  • Quais termos não usa?
  • Existe alguma marca que tem uma personalidade semelhante à nossa?

 

Uma pergunta que torna ainda mais fácil de determinar a visão de cada um: se a sua marca fosse uma pessoa comum ou uma celebridade, quem ela seria?

 

Esse planejamento economiza tempo na hora de produzir conteúdo e transmite muito mais verdade e credibilidade. Então invista energia nessa etapa e colha os frutos de ser percebido de forma única por quem te acompanha. Ah, e não esqueça de envolver a equipe! O processo é de pessoas para pessoas”.

 

Voz da marca

 

A voz é a personalidade de sua marca e pode ser descrita através de um adjetivo.

 

  • Por exemplo: positiva, sincera, engraçada, animada.

 

Encontre os adjetivos que melhor descrevem sua marca e você terá encontrado a sua voz.

 

Tom da marca

 

Já o tom é a aplicação da missão. Na prática, uma marca possui uma voz e muitos tons para refinar essa voz.

 

Lembrando que a voz é o macro de como você se comunica com seu público/persona, e o tom é individual através das conversas, dos canais e das interações que sua empresa faz.

 

  • Por exemplo: útil, informativo e claro.

 

Relação do Tom de Voz com Marketing Digital

 

Para você, esse papo até aqui parece mais relacionado com branding e marca do que com Marketing Digital? Mas saiba que ter uma posição clara ajuda e muito na aproximação de sua empresa com sua persona e seu público.

 

Implementar o Tom de Voz da marca em todas as ações de Marketing Digital traz benefícios como:

 

  • possibilita a criação de conteúdos cada vez mais alinhados;
  • aumenta sua autoridade no mercado;
  • torna a empresa mais próxima do público.

 

A produção de conteúdo é um dos principais pontos da estratégia digital de uma marca. Mas uma dúvida comum é como ela pode traduzir os pontos de seu posicionamento e também os valores que acredita através dos conteúdos?

 

É para isso que existe a construção da voz e do tom de uma marca. Através disso, a marca consegue se expressar de maneira autêntica, e também cria uma conexão com suas personas através de seus canais de atuação, seja um blog, site, mídias sociais ou campanhas de mídia paga.

 

Desenvolver seu tom de voz vai enriquecer não só a experiência dos seus clientes e Leads, mas também vai possibilitar a eles conhecer mais sobre sua empresa e quais valores ela busca passar para seus consumidores.

 

Criar uma conexão entre sua marca e sua audiência é essencial para se tornar autoridade e gerar mais resultados. A voz e o tom possibilitam desenvolver esses pontos.

 

Texto: Resultados Digitais

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