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TI Verde: tudo o que você precisa saber sobre tecnologia sustentável nas empresas

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O mundo tem se transformado e as exigências do mercado também. Frente às constantes ameaças atribuídas ao aquecimento global e às mudanças climáticas, alternativas como a adoção de tecnologias sustentáveis têm feito parte da rotina das grandes corporações. 

Essas soluções representam, até certo ponto, uma real preocupação com a vida das futuras gerações, mas, de modo geral, seguem atentas às demandas e atuais necessidades da sociedade consumidora. 

 

O que é TI verde?

 

TI verde é um termo que contempla todas as ações e técnicas para o uso responsável e sustentável dos recursos de tecnologia da informação (TI). A tecnologia verde é pensada em várias etapas, desde o seu conceito inicial, voltado ao design da solução, sua utilização e a estruturação dos processos até o descarte (no caso de hardwares). 

A ideia é reduzir o impacto ambiental, ao mesmo tempo em que continua garantindo eficiência das atividades.

O mercado de TI, assim como vários outros setores relacionados à automatização de serviços, demandam uma quantidade significativa de recursos naturais e matérias-primas. Por isso é tão necessário pensar na TI verde como uma ferramenta ativa na construção de uma economia sustentável, que concilie práticas com menor impacto e saúde financeira dos negócios. 

 

Por que a TI verde está crescendo?

 

A TI verde faz parte das iniciativas de ESG  – Environmental, Social and Governance (Meio Ambiente, Social e Governança)  – uma série de práticas corporativas que buscam aprimorar a gestão do negócio e tornar mais positivo o seu impacto na sociedade.

Os consumidores estão mais exigentes e valorizam marcas que deixam claro quais são os seus objetivos sociais e valores de responsabilidade. Assim, a TI verde caminha rumo a alguns sentidos principais:

 

  1. Colocar em prática valores de sustentabilidade, que valorizam a marca junto ao consumidor;
  2. Reduzir o impacto ambiental da infraestrutura de TI;
  3. Diminuir o consumo de energia e criar soluções mais eficientes. 

 

O desenvolvimento de soluções sustentáveis também está relacionado ao objetivo de negócio, um dos pilares centrais que devem ser definidos para a estruturação de um planejamento estratégico voltado para um marketing que esteja alinhado aos valores e propósitos da empresa. 

 

Quais as vantagens da TI verde para as empresas?

 

A TI verde é parte intrínseca das transformações necessárias para que a sociedade continue usufruindo das inovações tecnológicas e, ao mesmo tempo, aproveitando os recursos provenientes da natureza.  Além disso, essa estratégia também pode representar grandes ganhos para a empresa. Veja abaixo:

 

Posicionamento de mercado

 

Como pode-se notar, a adoção de práticas ESG é um diferencial no mercado. Mas é importante tirar as ideias do papel, fazendo com que esses valores sejam, de fato, aplicados no dia a dia e resultem em produtos legitimamente sustentáveis. 

 

Redução de custos

 

A gestão energética e aquisição de equipamentos mais eficientes podem gerar redução de custos significativos para o negócio. Assim, a empresa conta mais com mais recursos financeiros para investir em outras frentes e garantir amplo crescimento.

 

Aumento da produtividade e do desempenho 

 

A adoção de práticas da TI verde, como arquivos em nuvem e sistemas integrados de gestão, por exemplo, tornam as equipes mais produtivas. Em vez de passar horas procurando por documentos físicos, basta dar alguns cliques e encontrar o que precisa em um sistema online. 

Essas plataformas agilizam o dia a dia, garantem mais segurança e privacidade para as informações e padronizam os processos, sendo um ganho significativo no desempenho das atividades.

 

Como implementar a TI verde?

 

As empresas que querem garantir todos esses benefícios e incluir a TI verde como parte das práticas positivas do negócio devem ficar de olho em alguns aspectos principais.

 

Eficiência energética

 

A eficiência energética reduz a emissão de gases do efeito estufa e outros agentes de poluição, além de diminuir as despesas com energia para o funcionamento de equipamentos.

Vale destacar, ainda, que uma boa gestão de energia torna os sistemas mais eficientes e reduz os riscos relacionados à eletricidade e outras fontes.

Recomenda-se aproveitar a iluminação natural ao máximo; isolar terminantemente as áreas, para evitar perdas de temperatura; utilizar equipamentos de alto rendimento; e sempre optar por máquinas com selo A do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica).

 

Digitalização de documentos

 

Migrar os documentos para o formato digital representa uma grande economia com papel e impressão. Além de ser mais barato, reduz significativamente o impacto ambiental. A digitalização também contribui no aprimoramento das operações, sendo um facilitador para todas as áreas do negócio.

 

Paperless

 

Paralelamente à digitalização de documentos, é fundamental implementar o conceito de paperless, ou seja, eliminar o uso do papel. Isso significa realizar todas as atividades de forma digital, desde anotações em blocos de nota virtuais, até a produção e compartilhamento de relatórios de resultados com os gestores e parceiros de negócio, sempre digitalmente.

 

Soluções em nuvem

 

As soluções em nuvem diminuem a necessidade de recursos físicos, como mais salas de trabalho. A possibilidade de acessar soluções de forma remota torna o dia a dia mais eficiente. A empresa ainda pode investir em plataformas de SaaS (Software as a Service), contratado soluções de ponta para melhorar a qualidade do trabalho, sem a necessidade de ampliar o setor de TI.

 

Como fazer a gestão de TI verde de forma inteligente?

 

Para implementar a TI verde e melhorar a gestão do setor, vale a pena implementar a estratégia de ITSM (IT Service Management), que pode ser traduzido como GSTI (Gerenciamento de Serviços de TI).

 

Por meio de um conjunto de atividades, o ITSM se caracteriza por uma abordagem focada em processos para a gestão, que projeta, constrói, entrega e controla serviços, promovendo a melhoria contínua. A estratégia contempla processos de ponta a ponta, com ferramentas para serviços, incidentes, solicitações de serviços e muito mais.

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