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Objetivo de negócio: saiba como definir onde a sua empresa deve chegar

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O crescimento de uma marca no mercado por meio do marketing digital está diretamente relacionado a tomadas de decisão estratégicas, baseadas em um planejamento desenvolvido com base na definição clara dos objetivos de negócio. É por meio disso que os elementos visuais, a comunicação e o posicionamento poderão se manter alinhados às reais necessidades da empresa. 

Quer saber mais? Leia neste artigo. 

O objetivo de um negócio nada mais é do que onde a sua empresa pretende chegar. Esses objetivos devem ser mensuráveis para que seja possível avaliar o desempenho e, assim, tomar as medidas necessárias para definir as estratégias. 

Quais os tipos de objetivos existentes?

Para entender melhor o que é o objetivo de um negócio, é imprescindível analisar os tipos de objetivo, que variam de acordo com algumas classificações, dentre elas:

A função

Ao classificar os objetivos de acordo com a sua função, temos:

  • Objetivo geral: é aquele que expressa de forma clara, concisa e realista o resultado que se deseja alcançar ao final de um projeto.
  • Objetivo específico: são as etapas definidas para atingir o objetivo geral. É fundamental levar em consideração os resultados esperados em cada uma dessas etapas e determinar os indicadores e os procedimentos para medi-los. 

O prazo

De acordo com o tempo necessário para sua realização, podem ser classificado em:

  • Objetivos de curto prazo: demoram entre um dia e um ano para serem realizados;
  • Objetivos de médio prazo: eles precisam de um a cinco anos;
  • Objetivos de longo prazo: exigem mais de cinco anos, como, por exemplo, fazer com que o produto seja vendido, em pelo menos, 40 países em 10 anos.

Exemplos de objetivos nas empresas

Os objetivos do negócio sempre dependerão dos resultados que a empresa espera, bem como suas principais necessidades. Alguns exemplos podem ser:

  • Manter ou aumentar a lucratividade do negócio;
  • Obter maior produtividade;
  • Oferecer um excelente serviço ao cliente;
  • Atrair e reter capital humano;
  • Alcançar os clientes certos;
  • Manter os valores fundamentais da empresa;
  • Ter um crescimento sustentável;
  • Otimizar a gestão de mudanças;
  • Destacar-se da competição;
  • Manter um fluxo de caixa saudável.

Como medir um objetivo?

Para medir um objetivo, você precisa encontrar as métricas corretas. Essas métricas são conhecidas como KPIs (indicadores-chave de desempenho) e podem mostrar o progresso de seus objetivos de negócios.

Encontrar os KPIs adequados é fundamental para entender como está o desempenho de sua empresa. Portanto, você deve escolher aqueles que tenham um impacto real em relação ao seu objetivo.

Quer um exemplo? Se sua meta é aumentar as vendas em um determinado período, um KPI interessante seria calcular a receita de vendas e compará-la com os valores de períodos anteriores para ver se seus esforços estão valendo a pena.

Neste caso, deve-se somar toda a receita das compras do cliente no período estipulado e subtrair o custo associado às devoluções. Assim que tiver essas informações, você deve realizar o mesmo cálculo para o período anterior. 

Assim, será possível fazer comparações e saber se suas estratégias estão funcionando.

Como definir os objetivos de um projeto?

O primeiro passo é definir objetivos tangíveis e mensuráveis, assim, será possível avaliar os resultados das estratégias aplicadas e observar o progresso da sua meta. 

O objetivo de aumentar as vendas, por exemplo, é muito amplo. Por isso, é importante levar em consideração questões como o tempo para alcançá-lo e o quanto se deseja aumentar. Assim, para definir um objetivo semelhante, relacionado à lucratividade ou às finanças gerais da empresa, é preciso estabelecer uma data e um objetivo claro. 

Outro ponto indispensável é determinar, baseado no objetivo geral, os objetivos específicos e precisos que guiarão o planejamento no caminho certo. Basicamente é criar etapas concretas para chegar à conclusão do projeto. A ajuda de um profissional especializado fará toda a diferença. 

Para ter sucesso, também é preciso ser realista. É fundamental levar em consideração os recursos disponíveis para atingir o seu objetivo. Se você definir uma meta sem os meios necessários para alcançá-la, só se sentirá frustrado.

Métodos para definir os objetivos nas empresas

Segundo a SYDLE, uma plataforma digital corporativa, para estabelecer os objetivos do seu negócio de forma prática e fácil, existem alguns métodos que podem ser utilizados.

  • SMART

Este método foi criado para ajudar a criar objetivos de negócio eficazes para qualquer área de negócios. É baseado em cinco critérios cujas iniciais formam o seu nome:

 

Método SMART: como alcançar metas e objetivos - Fusion

 

 

  • Specific (Específico): Um objetivo deve ser específico para que todos os envolvidos tenham uma compreensão clara do que precisa ser alcançado;
  • Measurable (Mensurável): Os objetivos devem ser mensuráveis. Se criarmos uma meta que não pode ser medida, não podemos saber se ela foi alcançada ou não;
  • Achievable (Alcançável): Precisamos saber se a meta declarada pode ser alcançada ou não. De que adianta criar uma meta se ela não pode ser alcançada (pelo menos dentro do prazo estipulado)?;
  • Relevant (Relevância): Ao criar uma meta, você define os responsáveis ​​por alcançá-la. Quanto mais relevante for esse objetivo, mais motivados estarão os envolvidos. Se um objetivo não tiver efeito sobre o negócio, não será tratado com prioridade;
  • Time-bound (Com limite de tempo): Cada meta deve ter um prazo. Quando as metas são criadas sem prazo, podem ser alcançadas em 1 dia, 1 ano, 1 década ou nunca.
  • CLEAR

O método CLEAR também busca ajudar a definir objetivos de forma eficaz e é baseado em cinco outros fundamentos:

  • Challenging (Desafiador): Os objetivos devem ser desafiadores e de alto valor para a empresa. Se não forem desafiadores, são meras tarefas.
  • Legal (Legal): Cada objetivo deve estar legalmente de acordo com o local ao qual está vinculado.
  • Environmentally sound (Inofensivo para o meio ambiente): A sustentabilidade é um tema atual para as empresas e deve ser considerada na definição dos objetivos.
  • Appropriate (Adequado): Os objetivos devem ser consistentes entre si para evitar cenários contraditórios.
  • Recorded (Registrado ou documentado): Os objetivos devem estar sempre atentos à evolução do mercado para serem constantemente otimizados.

Devido à sua tendência ecológica, podemos citar como exemplo “a criação de uma nova linha de produtos para os cabelos sem parabenos ou sulfatos nos próximos 8 meses”.

  • PURE

Os objetivos da PURE estão diretamente relacionados à ética empresarial e devem ter os seguintes critérios:

  • Positive (Positivo): Deve descrever o que queremos alcançar e não o que queremos evitar.
  • Understood (Compreensível): O objetivo deve ser compreensível por todos os envolvidos.
  • Relevant (Relevante): O objetivo tem que ser importante para a empresa. Se não for importante, não será priorizado.
  • Ethical (Ético): O objetivo é respeitar a sustentabilidade e o meio ambiente.

Um exemplo de uma meta PURE poderia ser otimizar a automatização de processos em um prazo de 5 semanas.

  • GROW

Embora o método GROW seja usado principalmente em um nível pessoal, ele também pode ser aplicado na vida profissional. Deve ter os seguintes parâmetros:

 

Grow - Método de Coaching

 

 

  • Goal (Objetivo): Quais são os objetivos e pontos a serem alcançados no futuro?
  • Reality (Realidade): Qual é a situação atual, que obstáculos internos e externos existem?
  • Options (Alternativas): Quais são os pontos fortes, quais os recursos disponíveis e quais são as nossas possibilidades?
  • Will (Vontade): Quais ações precisam ser tomadas e quem será o responsável?

Pontos de observação para a partida

O objetivo do seu negócio estará atrelado ao objetivo da marca, ou seja, o que ela representa no mercado, quais os seus valores, a sua visão, o seu posicionamento e o seu propósito. 

Uma das etapas mais importantes para definir o objetivo do seu negócio é entender quais as necessidades financeiras da sua empresa, analisando elementos como o fluxo de caixa, o lucro, as receitas e as despesas.

Compreender as expectativas do cliente, baseadas no propósito da sua marca, também serão indispensáveis para definir qual será a experiência ideal do consumidor e, consequentemente, definir também se essa estratégia fará parte do seu objetivo de negócio

Perceber se a comunicação da sua marca se mantém alinhada aos seus valores, se transmite a essência do negócio e se gera uma conversão eficaz é outro ponto chave.

Ao responder todas essas questões, será possível identificar o que o seu negócio realmente precisa para chegar ao objetivo final.

 

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