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Trabalhar com marketing digital, principalmente com as ações de marketing de conteúdo, é uma excelente forma de ampliar a visibilidade online da sua empresa e gerar resultados.

Por meio dessa estratégia, é possível publicar conteúdo em um blog com base em um calendário editorial, para atingir diversos objetivos, como por exemplo:

  • educar o mercado;
  • gerar maior volume de Leads;
  • crescer as taxas de conversão;
  • aumentar o tráfego em um site.

Entretanto, não basta publicar conteúdo por publicar. Para alcançar sucesso na sua estratégia, é preciso ter um bom planejamento, e isso inclui a definição de objetivos, personas e métricas. No fim das contas, você vai precisar de todas essas informações para construir um bom calendário de conteúdo.

Mas, você sabe por que fazer um calendário editorial influencia nos seus resultados de marketing de conteúdo? E como desenvolver um na prática? Vamos explicar tudo isso a partir de agora!

Trabalhar com marketing digital, principalmente com as ações de marketing de conteúdo, é uma excelente forma de ampliar a visibilidade online da sua empresa e gerar resultados.

Por meio dessa estratégia, é possível publicar conteúdo em um blog com base em um calendário editorial, para atingir diversos objetivos, como por exemplo:

  • educar o mercado;
  • gerar maior volume de Leads;
  • crescer as taxas de conversão;
  • aumentar o tráfego em um site.

Entretanto, não basta publicar conteúdo por publicar. Para alcançar sucesso na sua estratégia, é preciso ter um bom planejamento, e isso inclui a definição de objetivos, personas e métricas. No fim das contas, você vai precisar de todas essas informações para construir um bom calendário de conteúdo.

Mas, você sabe por que fazer um calendário editorial influencia nos seus resultados de marketing de conteúdo? E como desenvolver um na prática? Vamos explicar tudo isso a partir de agora!

 

O que é um Calendário Editorial?

 

O calendário editorial é um documento que inclui toda a programação da sua estratégia de conteúdo. Nele, ficam registradas informações como:

  • data das suas publicações no blog;
  • palavras-chave utilizadas nos conteúdos;
  • temas e formatos de cada um dos conteúdos;
  • data da promoção dos blog posts nas redes sociais e email;
  • personas e etapa em que o conteúdo está na jornada do cliente.

 

Portanto, é uma forma de planejamento, que dá a você e à sua equipe um plano de ação para a estratégia de marketing de conteúdo da empresa. A partir dele, é possível ter uma visão panorâmica de tudo o que está acontecendo em termos de produção de materiais, publicação no blog e promoção em redes sociais.

 

Qual importância e vantagens de usar um Calendário Editorial?

 

O calendário editorial é um dos principais componentes de uma estratégia documentada de marketing de conteúdo e, por isso, é essencial para o sucesso de um blog.

Assim, o uso dessa ferramenta representa inúmeras vantagens, como:

 

1. Melhorar a organização e planejamento

 

O calendário editorial permite que os temas dos conteúdos, além das datas de produção e de publicação, sejam planejados com antecedência. Assim, a partir dele, fica muito mais fácil acompanhar os status de cada um dos materiais e verificar se os processos estão em dia, diminuindo a ocorrência de atrasos.

Consequentemente, o calendário também ajuda na manutenção de uma boa frequência de publicação e a tarefa de postar no blog da sua empresa vai se tornando um hábito. Dessa forma, ele evita surpresas de última hora, como a falta de um conteúdo pronto para divulgação.

Outro ponto positivo dessa ferramenta é a organização das tarefas de cada membro da equipe de marketing, que ficam mais claras e bem divididas entre o time.

 

2. Controlar a estratégia de conteúdo

 

Além de ser uma ferramenta para organizar sua produção de conteúdo, o calendário editorial também funciona como uma documentação de todos os conteúdos já publicados por sua empresa.

Ao analisar os conteúdos anteriores, você pode acompanhar a quantidade de materiais produzidos para cada persona e etapa do funil, verificando a necessidade de equilibrar essa proporção. Com isso, você pode aumentar as chances de alcançar mais pessoas, principalmente se a sua estratégia de conteúdo estiver aliada a uma estratégia de SEO.

Outra informação útil que um calendário editorial apresenta é a relação de temas e palavras-chave já utilizadas. Antes de pensar em novas pautas, verifique se já foi feito algum material sobre o assunto, para evitar a repetição.

Para quem está começando ou ainda produz poucos conteúdos por mês, essa dica pode não fazer tanto sentido. Mas pode ter certeza: com o crescimento do seu blog e do volume de publicações, fica cada vez mais difícil manter controle sobre todos os temas abordados.

E isso também vale para os formatos dos conteúdos. Sempre analise o calendário editorial para avaliar quais são os mais utilizados por sua empresa e procure diversificar de acordo com as tendências de consumo das suas personas.

 

3. Avaliar resultados anteriores

 

Como toda estratégia de marketing, é essencial mensurar resultados e entender o que deu certo ou não, para promover melhorias no futuro. A partir das informações presentes em um calendário editorial, você pode avaliar, por exemplo:

  • dias e horários com melhores resultados na postagem do seu blog;
  • dias e horários com melhores resultados em redes sociais;
  • temas mais procurados e acessados pelo público-alvo;
  • melhores tamanhos de posts com base nos resultados;
  • quais CTAs apresentam melhor performance;
  • qual a frequência ideal de postagem.

Todos esses dados podem te ajudar a desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo cada vez melhor, com base no que a sua audiência realmente gosta e procura.

 

4. Gerar novos insights

 

Já produziu muitos conteúdos e não tem mais ideias de quais temas abordar? Uma boa maneira de resolver esse desafio é começar a usar um calendário editorial.

Isto porque, o planejamento prévio dos seus conteúdos, ao contrário do que parece, pode te ajudar a ser ainda mais criativo. Ter esse momento de pesquisa e desenvolvimento de uma pauta periódica vai te permitir ter mais insights de conteúdos diferentes.

Além de ter mais ideias de quais temas abordar, documentar a estratégia do seu blog vai te permitir:

  • Desdobrar conteúdos: é possível transformar um conteúdo mais completo em outros menores, estratégia conhecida como top-down. O contrário também pode acontecer com a estratégia bottom-up.
  • Otimizar conteúdos: também é possível revisar aqueles conteúdos mais antigos, com o objetivo de atualizar informações ou melhorar sua qualidade.
  • Enriquecer a jornada do cliente: você pode utilizar artigos que já foram produzidos como calls-to-action em outros materiais do seu blog, incentivando o leitor a saber mais sobre um assunto.

Uma boa dica para economizar tempo e ter mais ideias é usar o Gerador de Pautas para Blog. Essa é uma ferramenta gratuita de Inteligência Artificial, treinada pela RD Station para entregar uma lista de pautas de blog com base em um assunto ou texto específicos.

 

5. Compreender a estratégia de marketing

 

O calendário editorial fornece uma visão geral e de fácil entendimento da sua estratégia de marketing de conteúdo. Por centralizar diversas informações, ele tem um papel importante para melhorar a comunicação e o conhecimento da equipe sobre as datas e prazos, além de possibilitar que todos acompanhem o andamento dos processos.

Dessa forma, temos um melhor alinhamento de todos em relação aos objetivos de marketing de conteúdo. Por isso, é essencial que todo o time de marketing tenha acesso ao documento.]

 

O que é um modelo de Calendário Editorial?

 

Agora que você já reconhece a importância de se ter um blog, chegou a hora de pensar em um modelo de calendário editorial.

Você pode construir ou encontrar diferentes modelos desse documento, mas é importante considerar uma versão que vai atender, de fato, as suas necessidades.

A maioria dos calendários editoriais terá os seguintes elementos:

  • Data: aqui, você irá especificar a data que o conteúdo será postado. Você também pode desdobrar essa etapa em data de entrega do conteúdo e data de postagem, principalmente se o autor for um freelancer ou outra pessoa da empresa.
  • Responsável: nesta coluna, insira quem é o responsável pelo conteúdo, para se organizar na hora de cobrar as entregas.
  • Palavra-chave: defina qual palavra-chave será usada em cada blog post. Assim, você tem o registro das keywords usadas e consegue dar sequência à sua estratégia de SEO.
  • Tema: aqui, insira o tema e/ou título do conteúdo. Você também pode adicionar um resumo com o direcionamento do post.
  • Persona: os seus conteúdos precisam ser relevantes para o seu público-alvo, certo? Então, é interessante inserir uma coluna para especificar quem é a persona que para qual cada conteúdo será direcionado.
  • Status: separe uma coluna para registrar o status do conteúdo — se ele já está pronto, foi revisado, postado ou até mesmo otimizado.

 

Como fazer um Calendário Editorial?

 

Como você viu, existem algumas etapas que podem ser seguidas na construção de um calendário editorial.

Entretanto, as informações destacadas nele podem variar de acordo com o tipo de conteúdo produzido e com o que é importante para sua empresa acompanhar e documentar.

Mas, como você vai saber quais informações adicionar no seu documento? Para isso, você pode seguir esses 4 passos principais:

 

1. Selecione a ferramenta ideal

 

Você pode construir um calendário editorial usando diversas ferramentas. Mas, a escolha entre as opções dependerá, principalmente, das restrições da sua própria empresa. Uma das possíveis ferramentas, por exemplo, é o Google Planilhas. Entretanto, não são todas as organizações que têm acesso ao Google Workspace e, por isso, optam por outras, como Excel ou LibreOffice.

Além do uso de planilhas, uma opção para quem tem uma conta Google é criar o calendário editorial no próprio Calendar, por exemplo. A principal vantagem é o fato de ele emitir alertas para ajudar a lembrar das tarefas, o que reduz ainda mais a chance de esquecimento.

 

2. Faça o planejamento da sua estratégia

 

Com uma ferramenta em mãos, comece a planejar a sua estratégia de conteúdo e documentá-la no seu calendário editorial.

Além das definições básicas, você também pode considerar outros detalhes, dependendo de como o seu planejamento será colocado em prática. Para isso, é preciso fazer uma série de definições, como:

  • formatos dos conteúdos;
  • etapas da jornada do cliente;
  • frequência de postagem no blog;
  • datas para entrega e postagem no blog;
  • horários que os artigos serão publicados;
  • título e palavras-chave de cada conteúdo;
  • personas para qual os materiais foram feitos;
  • profissionais responsáveis pela produção e postagem;
  • categoria do blog em que os conteúdos se classificam;
  • andamento do processo de criação, revisão e postagem.

 

3. Construa a estratégia de divulgação

 

Além do planejamento de conteúdo, você também pode utilizar o calendário editorial para definir a estratégia de divulgação dos materiais. Isso inclui:

  • Redes sociais: escolha em quais redes sociais os conteúdos serão publicados e crie modelos de chamadas para cada uma delas.
  • Frequência de postagem: assim como a frequência de postagem no blog, é importante definir a periodicidade da divulgação em redes sociais.
  • Email marketing: além das redes sociais, o calendário de Email marketing também é uma ótima maneira de promover seus materiais e manter o público engajado. Defina os dias e horários de divulgação e inclua no seu calendário editorial.

 

4. Siga o cronograma, acompanhe e meça resultados

 

Por fim, com um calendário editorial definido, não se esqueça de compartilhá-lo com sua equipe de marketing. Procure sempre segui-lo à risca e acompanhar os resultados para melhorar constantemente a sua estratégia de marketing de conteúdo!

 

Qual a importância de um Calendário Editorial nas redes sociais?

 

Se você chegou até aqui, deve ter percebido que publicar artigos nas redes sociais da empresa é uma boa forma de divulgar um blog.

No entanto, esse canal também precisa de um calendário editorial próprio, para organizar o conteúdo que será publicado pela empresa. Dessa forma, se o seu time ainda não tem um documento como esse, pode ser a hora de começar a se planejar melhor.

Da mesma forma que em um blog, as redes sociais da sua empresa também precisam de definições relacionadas ao tipo de conteúdo, frequência e controle das publicações. Assim, fica muito mais fácil produzir conteúdo e organizar a rotina de postagens.

Além disso, a sua empresa terá um registro completo de como a estratégia para as mídias sociais foi colocada em prática. Portanto, independentemente de quem precisar saber o que foi feito, terá acesso a um histórico completo.

 

Ferramentas para criar um Calendário Editorial nas mídias sociais

 

Para criar um calendário editorial para as mídias sociais da sua empresa, você pode usar as mesmas ferramentas e seguir os mesmos passos que trouxemos até agora.

No entanto, é preciso considerar as especificidades desses canais no seu planejamento, como as linhas editoriais definidas para cada rede social, os formatos que cada uma comporta e as pessoas inseridas nesse processo.

Além das ferramentas do Google, você também pode usar ferramentas específicas para redes sociais, que permitem planejar as postagens e até programá-las.

 

Informações retiradas do site: RD Station

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