Mulheres ao redor do mundo estão quebrando barreiras sociais e superando desafios financeiros para fundar e expandir seus próprios negócios. Um movimento global de liderança feminina está transformando o cenário das startups de alto crescimento, desafiando a ideia de que as mulheres não têm interesse ou capacidade para empreendimentos escaláveis.
Conforme o Relatório sobre Empreendedorismo Feminino 2023/2024, divulgado pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), as mulheres representam, agora, um terço dos empreendedores em expansão acelerada. Esse dado não só reflete suas trajetórias inspiradoras, mas também destaca o impacto crescente das mulheres nos ecossistemas empreendedores ao redor do mundo.
Em vários países, como Chile, Colômbia, Irã, Lituânia, Holanda e Venezuela, as mulheres são maioria entre os empreendedores que estão impulsionando inovações e criando soluções disruptivas.
Aileen Ionescu-Somers, diretora executiva do GEM, celebra esse avanço: “Estamos em uma posição privilegiada por contar com 25 anos de dados. Este ano marca o 25º aniversário do GEM, permitindo-nos acompanhar a evolução da atividade empreendedora feminina ao longo do tempo.”
Esse marco representa não apenas um progresso significativo em termos de diversidade e inclusão no mundo dos negócios, mas também reflete o poder transformador das mulheres em todos os cantos do planeta. O futuro do empreendedorismo de alto crescimento está, sem dúvida, cada vez mais nas mãos delas.