Telefone :
62 98132-4359
Endereço :
Av. T10, n.208, St. Bueno, Goiânia-GO, 74223-060, Ed. New Times Square Urban Office, Sala 2206.
Segue a Canndu:
Instagram
 

Inteligência artificial – Como a IA está mudando a realidade do design gráfico

jovem-designer-grafico-trabalhando-no-escritorio

Escrever um texto, responder uma pergunta, sugerir uma rota de trânsito ou melhorar a gestão de uma área são apenas alguns exemplos de como a IA já se tornou parte da nossa rotina. Mas como será que a IA está modificando como enxergamos e fazemos arte?

Mais recentemente, ficaram famosas ferramentas baseadas em IA capazes de criar artes digitais e esse é um campo em que ela tem se mostrado promissora. Com o uso de técnicas e ferramentas de IA, artistas e criadores podem desenvolver novas formas de expressão e expandir os limites da arte como a conhecemos hoje.

 

O que é Inteligência Artificial

 

Apesar da popularidade da tecnologia, muitas pessoas ainda enxergam a Inteligência Artificial como um filme de ficção científica ou fruto de uma especulação futurista, mas não é bem assim.

 

Como já notamos, a IA faz cada vez mais parte da nossa rotina e a tendência é que se torne uma ferramenta indispensável na realização de inúmeras tarefas futuramente. Por inteligência artificial, entende-se que existe uma série de tecnologias que permitem a execução de atividades “intelectuais” sem a interação humana.

 

Por “intelectuais”, podemos dizer raciocínio, análise, tomadas de decisão e solução de problemas. Por mais que o termo ainda possa causar espanto ou até certo temor, a inteligência artificial já está conosco há um tempo, participando das nossas vidas de diversas formas:

  • Ajustando rotas de trânsito;
  • Sugerindo filmes, séries e produtos;
  • Como assistentes virtuais;
  • Em sistemas de reconhecimento facial;
  • Em sites de busca para ranqueamento de conteúdos.

Mais recentemente, a inteligência artificial entrou num outro patamar, mais interativo e desempenhando funções mais ligadas ao ser humano, como escrevendo textos, respondendo perguntas diversas e criando artes digitais, em plataformas como:

  • MidJourney;
  • ChatGPT;
  • DALL-E;
  • Stable Diffusion.

Nesse sentido, como que a IA consegue criar ilustrações e artes de maneira tão rápida, fácil e impressionante? A criação de arte com inteligência artificial (IA) pode ser vista como uma forma de colaboração entre humanos e máquinas.

A IA tem tido um impacto significativo na criação de arte, tanto em termos de aceleração do processo criativo, quanto na mudança das noções tradicionais de autoria e autenticidade na arte. Outro impacto da IA na criação de arte é o aumento da diversidade na produção de obras. A IA pode ajudar a superar barreiras linguísticas, culturais e geográficas que muitas vezes impedem que artistas tenham acesso aos recursos e meios para criar sua arte.

 

Desafios de preocupações relacionadas à criação de artes por meio de IA.

 

Apesar dos benefícios da IA na criação de arte, existem desafios e preocupações significativas que precisam ser consideradas, como a padronização e as questões de privacidade.

É sempre importante lembrar que toda nova tecnologia ou inovação possui seus desafios e o outro lado da moeda; e a inteligência artificial não escapa dessa regra. Outra preocupação relacionada ao uso da IA na criação de arte é a possibilidade de que ela substitua artistas humanos. Como vimos, as ferramentas de IA permitem que as pessoas criem arte de forma mais rápida e eficiente.

Nesse sentido, pode haver uma redução na demanda por artistas humanos e uma diminuição das oportunidades de emprego no mercado. Além disso, a substituição de artistas humanos pode levar a uma perda da singularidade e da subjetividade da arte. Isso pode diminuir a importância da expressão individual e das experiências pessoais na criação de arte.

Fonte: https://aelaschool.com/arte/inteligencia-artificial-como-a-ia-esta-mudando-a-arte/

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?