O empreendedorismo digital é um modelo recente de negócio montado e comandado na internet. O que acontece é que a pandemia levou muitos empreendedores a ampliar a sua rede de negociação, reforçando a presença digital como uma estratégia de vendas.
Esse modelo de negócio dispensa, assim, a necessidade de um espaço físico, gastos com aluguel e atendimento presencial, sendo uma alternativa ideal para quem busca flexibilidade, menor investimento inicial e independência – ou seja, pessoas que procuram ser o seu próprio “chefe”.
Engana-se quem pensa que as empresas digitais são em sua maioria pequenas e simples de se gerenciar. É possível crescer muito, aumentar a equipe e obter ótimos resultados com a internet, desde que você saiba investir em aperfeiçoamento pessoal, profissional, estudos sobre o mercado e ferramentas que auxiliem na gestão. E claro, para quem atua online tecnologia e inovação são palavras de ordem.
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O empreendedorismo digital em meio ao cenário da pandemia
O fato é que, naquele momento, as soluções online foram a salvação para muitos empreendedores, uma questão de sobrevivência. Empresas que antes atuavam apenas no offline migraram para o online, buscando saídas enquanto o distanciamento social era necessário.
Para além disso, empresas totalmente novas (sim!) estão sendo criadas do zero para auxiliar quem deseja estar na internet, softwares estão sendo aprimorados, novas ferramentas estão surgindo.
Segundo a Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), durante a pandemia as categorias de bens de consumo chegaram a ter crescimento de mais de 100% no comércio online, como saúde (111%). Beleza e perfumaria e supermercados apresentaram altas de 83% e 80%, respectivamente.
As vantagens de empreender online
De acordo com a pesquisa TIC Domicílios, feita em 2023, 84% dos brasileiros vivem em lares com internet móvel ou fixa. São muitos usuários, o que torna bem mais fácil que o seu negócio chegue a diferentes pessoas, de diferentes lugares – são poucas as barreiras.
Investimento inicial baixo e custos menores
Como não é necessária uma infraestrutura, ou seja, um local físico para atuar como empreendedor digital, os investimentos iniciais de aluguel e despesas com eletricidade, móveis e equipamentos, por exemplo, não existem. É possível, inclusive, trabalhar de qualquer lugar do mundo. Afinal, na maioria dos casos, você só precisará mesmo de um computador e/ou smartphone. Mesmo se depois você precisar de uma equipe, o modelo home office pode ser uma ótima opção para abraçar de vez a Transformação Digital.
Flexibilidade para o empreendedor e para os clientes
A internet nunca para. Isso significa vendas ininterruptas, transações feitas de forma instantânea, em qualquer horário do dia, em qualquer dia da semana. Além disso, as compras não necessariamente precisam de você atento a todo momento para acontecer. Muitas pessoas inclusive tocam empreendimentos digitais paralelamente a outros empregos, faculdade, etc.
Números promissores
Como você já deve ter percebido em alguns momentos neste post, quando falamos em vendas pela internet os números são positivos. Já vimos que as compras feitas online de vários setores continuaram crescendo mesmo em meio à pandemia e o número de brasileiros com acesso à internet cresceu. Para não restar dúvidas, cito ainda um estudo realizado pelo NZN Intelligence, que apontou que as compras online são a preferência de 74% dos consumidores brasileiros.
Como se tornar um empreendedor digital?
Bom, criar um negócio – seja ele online ou offline – não é algo tão simples. Serão necessárias estratégias comerciais, de Marketing, muito planejamento e dedicação. Além, claro, da obtenção do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) na categoria que mais fizer sentido para a sua empreitada.
Não vamos entrar em detalhes sobre como abrir a sua empresa, o que você pode encontrar no site dos nossos parceiros do Sebrae. Trazemos, porém, ações efetivas para começar um empreendimento digital. Vamos lá?
- Faça benchmarking
O benchmarking é um processo de estudo e análise da concorrência. A ideia é justamente descobrir as melhores práticas usadas por empresas de um mesmo setor que o seu e que podem ser replicadas no seu empreendimento. Você pode se perguntar: Como estou me saindo em relação à concorrência? Os resultados que estou alcançando são satisfatórios? Como aumentar a produtividade e eficiência dos meus processos? E como fazer isso? Da forma mais justa possível, procurando as empresas em questão para conversar, por exemplo. Também há a possibilidade de pesquisa de campo, eventos, mentorias, visitas presenciais etc.
- Escolha um nicho de mercado
Escolher um segmento ou nicho de mercado não é algo tão simples. É preciso pensar na dor que você resolverá com seu produto, serviço ou solução específica para uma parcela específica da população. Afinal, apesar de a internet ser um grande mar de pessoas, tentar impactar todas elas é furada. Um dos primeiros passos é definir o seu público-alvo e focar nele.
- Conte com um bom planejamento
Somos suspeitos para falar, porque aqui na Canndu somos fãs de um bom planejamento. E modéstia à parte, é porque funciona! É necessário estabelecer diretrizes, objetivos, calcular suas primeiras ações. E também, claro, que tudo isso seja pensado de uma maneira única, com a cara do seu negócio.
Desse modo, cada passo dado ajudará a consolidar ainda mais a cultura e o nome da sua marca. Para analisar as forças e fraquezas do seu empreendimento digital, sugiro fortemente (aliado a outros métodos) a análise SWOT. Simples, fácil, intuitiva e reveladora.
- Invista no marketing digital
Se você vai atuar no digital, nada mais justo e lógico que investir em uma estratégia de marketing online. Atingir o público certo, com a mensagem certa e nos canais certos não é fácil. Sem dúvidas, você vai precisar de um profissional especializado no assunto. Vale lembrar que, apesar da autonomia que a internet pode oferecer aos empreendedores, com o tempo e o crescimento do negócio, a segmentação dos serviços é uma etapa crucial para o seu fortalecimento como uma marca bem sucedida. Você vai precisar investir em uma equipe para o seu marketing.
- Seja data-driven
Se orientar por dados é outro ponto imprescindível. Usamos informações meteorológicas, de datas, comportamentais para nos guiar há anos, conseguindo muitas vezes evitar catástrofes, corrigir rotas e, mesmo, acertar em cheio. É provável que o próprio local onde o seu site estará hospedado (se for o caso) já forneça dados interessantes – assim como o próprio Facebook, Twitter, Instagram e demais redes oferecem.
E por falar em site, se você for criar um, não esqueça de se atentar ao domínio dele. Você também pode investir, com o tempo, em ferramentas de análise que proporcionem insights quentes sobre a sua audiência e suas vendas.
Outra dica interessante é acompanhar pesquisas e sites de inteligência, que estão sempre lançando no ar tendências sobre o mercado e dados de anos anteriores. Assim, para quem atua no digital isso pode valer ouro, basta saber lapidar.
Fonte: RD Station